Esta segunda-feira (18) marca o primeiro dia útil do novo sistema de bilhetagem eletrônica de Contagem/MG. O Consórcio Ótimo, responsável pela bilhetagem no transporte público da cidade, está realizando a troca do sistema, com o objetivo de modernizar a experiência dos passageiros.
Segundo a Transcon, a atualização será implementada nos 268 ônibus municipais que circulam pelos bairros de Contagem. A novidade também deve reduzir o tempo de recarga e tornar o embarque mais rápido.
O novo sistema permitirá que recargas realizadas pelo aplicativo ÓtimoAPP+ ou em outros canais sejam validadas em poucos minutos. No sistema anterior, esse processo poderia levar até 72 horas. Essa mudança beneficia especialmente quem precisa fazer recargas frequentes para o transporte diário.
Além disso, o sistema traz uma inovação no controle de gratuidade: a validação por meio de biometria facial. Essa medida irá reduzir fraudes, permitindo que apenas usuários autorizados tenham acesso a esse benefício, o que amplia a segurança e o controle de quem utiliza a gratuidade no transporte público.
Outro ponto positivo é o processo de bloqueio imediato dos cartões em caso de roubo ou perda, que poderá ser feito diretamente nos validadores presentes nos ônibus e terminais. Essa medida tem como objetivo oferecer mais segurança para os usuários.
Processo de migração automática
Os passageiros não precisarão trocar o cartão atual, pois a migração para o novo sistema ocorrerá automaticamente ao validar o cartão em qualquer ônibus, terminal ou ponto de atendimento e recarga. A principal diferença visual será a cor do validador, que passará a ser amarelo.
Durante o período de atualização, entre os dias 15 e 19 de novembro, os caixas de autoatendimento (ATMs), o site e OtimoAPP+ do Cartão Ótimo passarão por ajustes, e por isso, a recomendação é que os passageiros antecipem as recargas para evitar transtornos. Os pontos de venda de recarga ÓTIMO, como lojas e quiosques funcionarão normalmente.
Após a migração, será permitido apenas um Cartão Ótimo Cidadão por CPF, medida que visa aumentar a segurança e facilitar o controle do sistema. Esse limite tem como objetivo assegurar uma experiência mais prática e protegida para os passageiros.