A Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo deu mais um passo rumo à operação: o primeiro trem do novo ramal foi entregue no Pátio Morro Grande, na zona norte da capital, onde passará por uma série de testes. Com previsão de início das operações para o segundo semestre de 2026, a linha conectará a Brasilândia à estação São Joaquim, na região central, beneficiando moradores e estudantes de diversas regiões.
O que aconteceu?
- A concessionária Linha Uni e o Governo do Estado de São Paulo apresentaram o primeiro trem do ramal, que faz parte de uma frota nacional de 22 composições com seis carros cada, totalizando 132 carros.
- A produção é feita pela Alstom em Taubaté/SP, e os trens contam com tecnologia de reaproveitamento de energia e condução automática, além de serem fabricados em aço inoxidável, que garante maior leveza e durabilidade.
Características dos novos trens
- Frenagem regenerativa: transforma energia cinética em elétrica durante a frenagem e a redistribui a trens próximos, economizando energia.
- Condução automática: elimina a necessidade de operador a bordo.
- Climatização e segurança: todos os carros terão ar-condicionado, câmeras internas e intercomunicadores acessíveis a cadeirantes.
- Identidade visual: os trens terão pintura externa na cor laranja, representando a linha, além de janelas amplas e design moderno.
Benefícios para a população
A Linha 6-Laranja será conhecida como a “linha das universidades”, por atender diretamente sete instituições de ensino superior, além de oferecer integração com as Linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi. Ao todo, serão 15,3 km de extensão, com 15 estações e previsão de reduzir o tempo de trajeto entre Brasilândia e o centro de 1h30 para apenas 23 minutos.
A obra é uma parceria público-privada (PPP) executada pela empresa Acciona, com supervisão da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado. A escavação dos túneis foi concluída em fevereiro de 2025, e agora as equipes avançam com a instalação de trilhos, sistemas e entrega dos trens.
Além de beneficiar diretamente o transporte da população, o projeto já gerou mais de 10 mil empregos e obteve o selo AST-Infra, em reconhecimento às soluções sustentáveis adotadas.
O que vem a seguir?
O trecho entre Brasilândia e Perdizes será o primeiro a entrar em operação, em 2026. Já o segundo trecho, que vai até São Joaquim, será entregue em 2027. Os testes nos trens agora iniciam uma nova fase, preparando o sistema para oferecer um transporte mais rápido, sustentável e acessível na capital paulista.