Projeto de BRS em João Pessoa promete atender 83% do deslocamento da cidade

Até 2026 a cidade de João Pessoa, na Paraíba, deve receber reforma de mobilidade urbana que impactará diretamente a área central da cidade. O ‘Projeto De Melhoria Da Mobilidade E Acessibilidade Da Área Central De João Pessoa’ busca melhorias em nível de acessibilidade, comércio local e infraestrutura.

O projeto em questão faz parte do ‘Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado e Sustentável do município de João Pessoa’, conhecido como ‘João Pessoa Sustentável’. O projeto engloba a implementação do Bus Rapid System (BRS), termo em inglês para o sistema de ônibus rápido.

Esse sistema exige a construção de corredores, terminais, sistema de informação, mobilidade e acessibilidade e para a urbanização e recuperação das margens do rio Jaguaribe. E, atualmente, o orçamento previsto para a conclusão das obras está em 55.455 milhões de euros.

A Área Central, ponto principal do projeto, envolve os seguintes terminais de integração: Bessa, Varadouro, Pedro II – Mangabeira, Cristo – 2 Fevereiro, Cruz das Armas – Novo Mercado. Essa área é responsável por 83% da demanda de deslocamento da cidade.

Além dos terminais de integração, o BRS também contará com dois corredores de ônibus. O primeiro sendo o de Cruz das Armas, com extensão de 15,3 km, que liga a Área Central à Região Sul, atendendo ao todo 24 bairros. E também o Corredor Pedro II, com extensão de 14,5 km, que liga a Área Central à Região Sudeste, atendendo 11 bairros.

(Da WSCOM)

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