O projeto do Túnel de Santos foi encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU). A proposta, que integra o Novo PAC, prevê um investimento superior a R$ 6 bilhões, com metade do valor financiado pelo governo federal e a outra metade pelo estado de São Paulo. A obra visa a construção de um túnel imerso sob o mar, ligando Santos ao Guarujá, e deverá beneficiar mais de duas milhões de pessoas.
A construção tem como objetivo separar o tráfego portuário do tráfego urbano, contribuindo para a melhoria da infraestrutura local. O projeto também inclui a concessão do Canal do Porto de Santos, com o objetivo de aprofundar o calado e garantir a manutenção da área. O Porto de Santos é responsável por 30% da corrente de comércio do Brasil, e com os novos investimentos, a profundidade do porto deverá aumentar para 17 metros, o que permitirá a passagem de embarcações maiores.
O túnel terá 870 metros de extensão e 21 metros de profundidade, sendo o primeiro do tipo imerso na América Latina. Ele ligará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, no Guarujá, e contará com vias para veículos, transporte público, caminhões, bicicletas e pedestres, além de espaço para adaptação ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
O projeto faz parte de um esforço maior para melhorar a infraestrutura do estado e do país. A expectativa é que as obras do túnel comecem em 2025, após a aprovação do TCU e a definição da empresa responsável pela construção, operação e manutenção do túnel.