O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), conduzido pelo Ministério das Cidades e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), propôs três projetos de transporte público de média e alta capacidade para a Região Integrada de Desenvolvimento do Teresina (RIDE). O plano sugere um investimento total estimado de R$ 3,615 bilhões para a implementação e expansão de 31 km de infraestrutura até o ano de 2054.
A principal proposta é a de expansão do sistema de Metrô, com alternativas de sistemas de superfície de alta capacidade, como o BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) ou VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que complementariam a malha de transporte.
Distribuição dos Investimentos por Modal
A proposta detalhada para Teresina concentra-se em sistemas de trilhos e suas alternativas:
- Metrô: 1 projeto, somando 2 km.
- BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) ou VLT (Veículo Leve sobre Trilhos): 0 a 2 projetos de cada tecnologia, somando entre 0 a 29 km.
Detalhamento dos Principais Projetos
O ENMU detalha as intervenções que criariam eixos prioritários de transporte:
Metrô (Extensão):
- Extensão do Metrô Linha 1: Trecho Terminal de Passageiros do Dirceu Arcoverde – Novo Milênio, com 2 km de extensão, ampliando o alcance do sistema metroviário.
BRT ou VLT (Implantação):
- BRT ou VLT Eixo 1: Trecho Terminal São Joaquim – Terminal Itararé, com 14,5 km de extensão, estabelecendo uma ligação prioritária entre importantes terminais.
- BRT ou VLT Eixo 2: Trecho Terminal Buenos Aires – Terminal Itararé, com 14,5 km de extensão.
A execução desses projetos visa ampliar as redes de transporte coletivo, diminuindo a emissão de gases e reduzindo acidentes, o que resultará em um transporte mais eficaz, menos poluidor e mais seguro para a população de Teresina e região.



