O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), conduzido pelo Ministério das Cidades e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), propôs três projetos de transporte público de média e alta capacidade para a Região Metropolitana de Belém (RMB). O plano sugere um investimento total estimado de R$ 1,435 bilhão para a implementação e expansão de 22 km de infraestrutura até o ano de 2054.
A proposta de Belém é integralmente focada na expansão do sistema BRT (Trânsito Rápido de Ônibus), buscando criar eixos prioritários de transporte e aumentar a capacidade do transporte de superfície na capital paraense.
Detalhamento dos Projetos de BRT
O ENMU detalha as intervenções que criariam novos eixos e aumentariam a capacidade do sistema BRT:
- BRT Eixo 1: Trecho Terminal São Brás – São Pedro, com 9,7 km de extensão, estabelecendo uma ligação prioritária.
- BRT Eixo 2: Trecho Terminal São Brás – Terminal de Integração, com 7,1 km de extensão.
- BRT Eixo 3: Trecho Terminal de Integração – Terminal Marituba, com 4,9 km de extensão, conectando a capital ao município vizinho.
A execução desses projetos de BRT visa ampliar as redes de transporte coletivo, diminuindo a emissão de gases e reduzindo acidentes, o que resultará em um transporte mais eficaz, menos poluidor e mais seguro para a população de Belém e região.



