O transporte público metropolitano da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) ganhou um importante reforço com a entrega simbólica de 135 novos ônibus, que já estão em operação nas cidades de Contagem e Brumadinho/MG. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (8) e integra o maior lote de veículos renovados desde o início do processo de modernização da frota.
O que muda?
- 128 novos ônibus foram destinados às linhas que atendem Contagem.
- 7 veículos passaram a operar nas rotas metropolitanas de Brumadinho.
- A renovação beneficia diretamente cerca de 70 mil passageiros por dia.
- Em 2025, já são 625 novos ônibus incorporados ao sistema metropolitano.
A alocação dos veículos seguiu critérios técnicos como idade da frota, volume de passageiros e número de reclamações. Com isso, a idade média dos ônibus metropolitanos — atualmente de 11 anos — será reduzida para 6 anos até o fim deste ano.
Renovação histórica da frota
A iniciativa faz parte do acordo firmado em setembro de 2024 entre o Governo de Minas, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado, com intermediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). O objetivo é reequilibrar os contratos de concessão impactados pela pandemia e melhorar a qualidade do serviço prestado.
- R$ 382 milhões já foram investidos no setor, com recursos do Acordo de Reparação pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho.
- A expectativa é que até o fim de 2025, as concessionárias adquiram mais 250 ônibus com recursos próprios, totalizando 850 novos veículos, o equivalente a 33% da frota da RMBH.
Municípios beneficiados
Além de Contagem e Brumadinho, os ônibus já estão em circulação em linhas que atendem Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Sabará, Betim, Lagoa Santa, Ibirité e Ribeirão das Neves, melhorando a oferta de transporte público em toda a região metropolitana de Belo Horizonte.