O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), conduzido pelo Ministério das Cidades e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), propôs sete projetos de transporte público de média e alta capacidade para a Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O plano sugere um investimento total estimado de R$ 22,934 bilhões para implementar e expandir 103 km de infraestrutura até 2054.
O foco da proposta busca o equilíbrio entre a expansão de sistemas sobre trilhos (Metrô e VLT) e a criação de eixos de BRT (Trânsito Rápido de Ônibus), reforçando a matriz de transporte da capital paranaense.
Distribuição dos Investimentos por Modal
A proposta detalhada para Curitiba está distribuída da seguinte forma:
- BRT (Trânsito Rápido de Ônibus): 5 projetos, somando 63 km.
- Metrô: 1 projeto de implantação, somando 20 km.
- VLT (Veículo Leve sobre Trilhos): 1 projeto de implantação, somando 20 km.
Detalhamento dos Principais Projetos
O ENMU detalha intervenções estratégicas para o BRT e a implantação de novos sistemas de trilhos:
BRT (Implantação):
- BRT Cândido de Abreu: Com 17,3 km de extensão.
- BRT Linha Verde: Com 14,5 km de extensão.
- BRT Leste-Oeste: Com 12,4 km de extensão.
- BRT Boqueirão: Com 12 km de extensão.
Sistemas sobre Trilhos (Implantação):
- Implantação do Metrô Linha 1: Com 20 km de extensão.
- Implantação do VLT Linha 1: Com 20 km de extensão.
A execução desses projetos tem como objetivo ampliar as redes de transporte coletivo, diminuindo a emissão de gases e reduzindo acidentes, o que resultará em um transporte mais eficaz, menos poluidor e mais seguro para a população da RMC.




