O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), conduzido pelo Ministério das Cidades e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), propôs quatro projetos de transporte público de média e alta capacidade para a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). O plano sugere um investimento total estimado de R$ 5,193 bilhões para a implementação e expansão de 84 km de infraestrutura até o ano de 2054.
O foco da proposta está principalmente na expansão do sistema BRT (Trânsito Rápido de Ônibus), que concentra a maior parte da extensão proposta, com uma alternativa de implantação de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
Distribuição dos Investimentos por Modal
A proposta detalhada para Grande Vitória está distribuída em:
- BRT (Trânsito Rápido de Ônibus): 3 a 4 projetos, somando entre 76 km a 84 km.
- VLT (Veículo Leve sobre Trilhos): 0 a 1 projeto, somando entre 0 a 8 km.
Detalhamento dos Principais Projetos
O ENMU detalha intervenções estratégicas que criariam eixos prioritários de transporte e conectariam a região:
BRT (Implantação):
- BRT Eixo 1: Trecho Terminal Campo Grande – Porto de Vitória, com 23,8 km, ligando a região continental ao porto e ao centro da capital.
- BRT Eixo 2: Trecho Terminal de Laranjeiras – Terminal de Jacaraípe, com 22,9 km, conectando importantes municípios.
- BRT Eixo 3: Trecho Terminal de Laranjeiras – Terminal de São Torquato, com 21,9 km.
- BRT Eixo 4: Trecho Terminal Itaparica – Ponta da Fruta, com 15,4 km.
VLT (Implantação):
- VLT Linha 1: Com 8 km de extensão, como uma alternativa de alta capacidade.
A execução desses projetos visa ampliar as redes de transporte coletivo, diminuindo a emissão de gases e reduzindo acidentes, o que resultará em um transporte mais eficaz, menos poluidor e mais seguro para a população da Grande Vitória.



