O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), conduzido pelo Ministério das Cidades e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), propôs quatro projetos de transporte público de média e alta capacidade para a Região Metropolitana de Manaus (RMM). O plano sugere um investimento total estimado de R$ 2,850 bilhões para a implementação e expansão de 48 km de infraestrutura até o ano de 2054.
A proposta de Manaus é integralmente focada na expansão do sistema BRT (Trânsito Rápido de Ônibus), visando criar eixos prioritários de transporte e aumentar a capacidade do transporte de superfície na capital amazonense.
Detalhamento dos Projetos de BRT
O ENMU detalha as intervenções que criariam novos eixos e aumentariam a capacidade do sistema BRT:
- BRT Eixo 1: Trecho Terminal 5 – Terminal 2, com 18,5 km de extensão, estabelecendo uma ligação prioritária entre terminais.
- BRT Eixo 2: Trecho Terminal 3 – Terminal 1, com 16,1 km de extensão.
- BRT Eixo 3: Trecho Terminal 4 – Terminal 5, com 9,7 km de extensão.
- BRT Eixo 4: Trecho Terminal 1 – Centro, com 4,9 km de extensão, ligando o principal terminal ao centro da cidade.
A execução desses projetos de BRT visa ampliar as redes de transporte coletivo, diminuindo a emissão de gases e reduzindo acidentes, o que resultará em um transporte mais eficaz, menos poluidor e mais seguro para a população da RMM.



