O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), conduzido pelo Ministério das Cidades e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), propôs cinco projetos de transporte público para a Região Metropolitana de Natal (RMN). O plano sugere um investimento total estimado de R$ 6,190 bilhões para implementar e expandir 76 km de infraestrutura até o ano de 2054.
O foco da proposta está na expansão da rede de transporte de superfície e na criação de corredores de ônibus, com alternativas para sistemas sobre trilhos.
Distribuição dos Investimentos por Modal
A proposta detalhada para Natal concentra-se na modernização do transporte de superfície:
- Corredor de Ônibus: 3 projetos, somando 27 km.
- BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) ou VLT (Veículo Leve sobre Trilhos): 0 a 2 projetos de cada tecnologia, somando entre 0 a 49 km.
Detalhamento dos Principais Projetos
O ENMU detalha intervenções estratégicas que criariam novos eixos e reforçariam a capacidade do transporte:
Corredor de Ônibus (Implantação):
- Corredor BR-101 Sul/Av. Salgado Filho: Com 12,4 km de extensão, estabelecendo um eixo prioritário na via de maior fluxo.
- Corredor Parnamirim/Aeroporto: Com 9,5 km de extensão.
- Corredor Zona Norte: Com 5,3 km de extensão.
BRT ou VLT (Implantação):
- BRT ou VLT Parnamirim/BR-101 Sul: Com 26,2 km de extensão, sendo o projeto de maior alcance na proposta.
- BRT ou VLT Zona Norte: Com 22,6 km de extensão.
A execução desses projetos tem como objetivo ampliar as redes de transporte coletivo, diminuindo a emissão de gases e reduzindo acidentes, o que resultará em um transporte mais eficaz, menos poluidor e mais seguro para a população da RMN.



