Ribeirão Preto/SP deu início aos estudos para descarbonizar a frota do transporte coletivo municipal. A proposta prevê a substituição gradual dos veículos atuais por ônibus movidos a combustíveis sustentáveis, como gás natural e biometano.
A iniciativa foi apresentada pela Necta, concessionária responsável pelo fornecimento de gás natural na cidade. Em reunião com a prefeitura, a empresa destacou a viabilidade do projeto e agora irá aprofundar os estudos técnicos e financeiros junto ao operador local, antes de apresentar um plano detalhado para avaliação do poder público.
A cidade já conta com um repasse de R$ 210 milhões do Novo PAC Seleções, anunciado pelo Governo Federal em maio de 2024. Os recursos, provenientes de linha de crédito com financiamento do FGTS e contrapartida do município, são destinados à adoção de tecnologias limpas e podem viabilizar a compra de até 60 ônibus elétricos, conforme previsão inicial do programa.
A formalização da operação de crédito será conduzida pela prefeitura, responsável por concluir os trâmites junto ao Ministério das Cidades.
Enquanto Ribeirão Preto dá os primeiros passos para descarbonizar sua frota, a capital paulista também avança nesse processo. No último dia 23, foi publicado o edital para fornecimento de biometano a ser utilizado no transporte coletivo. São Paulo/SP já possui a maior frota de ônibus não poluentes do País, com 841 veículos em operação movidos a energia limpa.