Rio de Janeiro/RJ abre licitação para construir muros nas linhas do trem

Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro abriu uma licitação no valor de R$ 90,6 milhões para a construção de muros e cercamentos ao longo das linhas de trem da Região Metropolitana. O projeto abrange todos os ramais: Saracuruna, Japeri, Santa Cruz e Belford Roxo.

O objetivo da obra é aumentar a segurança nas estações e ao longo dos trilhos, por meio da instalação de muros de concreto armadocerca elétrica e cercamentos com mourões e arame farpado nas áreas mais vulneráveis. Essa medida visa combater as invasões recorrentes que têm sido um problema crônico para a concessionária responsável pelos trens urbanos.

As invasões não só causam evasão de passagens, como também contribuem para o aumento da insegurança nas estações e linhas de trem, com roubos e furtos frequentes, tanto contra passageiros quanto contra a infraestrutura do sistema, como a fiação elétrica.

Os trechos mais afetados estão localizados em áreas próximas a favelas, como as estações do Jacarezinho, Padre Miguel e Senador Camará, onde a falta de controle por parte do estado tem facilitado a instalação de pontos de venda de drogas. A obra também incluirá cercamentos ao longo do ramal de Japeri, que passa pela zona rural.

Com o investimento, espera-se reduzir as invasões, melhorar a segurança dos passageiros e preservar a integridade do sistema ferroviário, proporcionando mais confiança no transporte público da Região Metropolitana do Rio.

(Com Diário do Rio)

Related Posts