A cidade do Rio de Janeiro deu início nesta quarta-feira (6) às obras do Terminal Margaridas, novo ponto de integração que vai conectar os ônibus da Baixada Fluminense ao sistema BRT. O projeto faz parte da implantação do BRT Metropolitano e tem como objetivo melhorar a mobilidade de milhares de pessoas que se deslocam diariamente até a capital.
Localizado na interseção da Avenida Brasil com a Rodovia Presidente Dutra, na altura de Irajá, o terminal será um hub estratégico para reduzir em até 50% o tempo de viagem entre a Baixada e o Rio, além de desafogar o tráfego de ônibus intermunicipais na Avenida Brasil. A operação está prevista para começar no primeiro semestre de 2026.
Integração direta com o BRT
O Terminal Margaridas vai permitir a integração de ônibus municipais, intermunicipais, BRT e VLT. Passageiros vindos de cidades como Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados e São João de Meriti terão conexão direta com os corredores expressos da capital.
A partir do terminal, será possível seguir viagem por faixas exclusivas até o Centro do Rio, com conexão no Terminal Gentileza, ou até a Barra da Tijuca, Recreio e Aeroporto Internacional do Galeão, por meio dos corredores Transcarioca e Transolímpica.
Atualmente, cerca de 200 mil pessoas utilizam 34 linhas intermunicipais que circulam pela Dutra em direção ao Centro do Rio, com tarifas que variam de R$ 11,15 a R$ 17,95. O novo modelo pretende reduzir o número de ônibus paradores e tornar as viagens mais rápidas, confortáveis e acessíveis.
Bilhete Único Metropolitano vai unificar tarifas
Junto com o novo terminal, será criado o Bilhete Único Metropolitano (BUM), que permitirá a integração entre modais com pagamento de apenas uma tarifa. O valor ainda está em fase de definição, e será acordado entre a Prefeitura do Rio, o Governo do Estado e os demais municípios envolvidos.
A proposta é garantir que os passageiros possam se deslocar entre cidades da região metropolitana com mais economia e flexibilidade, eliminando a necessidade de múltiplas passagens.
Nova frota e menos ônibus na Avenida Brasil
O projeto do BRT Metropolitano prevê a aquisição de 50 novos ônibus articulados, que vão atender especificamente essa nova operação. Com a mudança, aproximadamente 300 ônibus intermunicipais que hoje circulam pela Avenida Brasil deverão ser retirados, reduzindo o congestionamento e melhorando o desempenho do transporte de alta capacidade.
Estrutura moderna e acessível
O Terminal Margaridas terá mais de 63 mil metros quadrados de área total. Entre os destaques do projeto estão:
- Plataforma de embarque de 3,2 mil m²
- Área exclusiva para o BRT com 478 m²
- Sanitários, passarelas e estruturas acessíveis
- Pátio para organização da operação
- Garagem de 1,2 mil m² para abastecimento e manutenção dos ônibus
- Galpão de 750 m² para lavagem da frota
A obra integra o plano de reestruturação do transporte público da capital fluminense, que já incluiu a entrega de novos ônibus, a revitalização das estações do BRT, a inauguração do Terminal Intermodal Gentileza e a operação do corredor Transbrasil.