O Terminal Rodoviário de Campinas é um dos mais bonitos do Brasil. Com uma estrutura construída há quase 20 anos, quem chega tem a impressão de estar em um saguão de aeroporto.
Construído para ser integrado ao modal ferroviário de forma facilitada, tem um terminal de ônibus semi-urbanos em anexo. À frente ainda tem uma estação do BRT campineiro.
Administrado pela CTRC, concessionária que venceu o processo de licitação para execução das obras e da manutenção do espaço, o terminal campineiro funciona quase que como um hub regional, com linhas para diversas partes do país.
Quem mora na região de Campinas, muitas vezes prefere se deslocar até o terminal campineiro para iniciar a sua viagem. Na maioria das cidades da região metropolitana não há linhas muito longas.
Por isso, há a preferência em fazer o embarque e o desembarque na cidade de Campinas. Dali saem ônibus para vários destinos intraestaduais e interestaduais, o que dispensa um deslocamento até a capital paulista.
Do terminal campineiro é possível ir para o norte do Paraná, Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Porto Velho, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, entre outras capitais.
Entre as cidades mais próximas é possível pegar ônibus para o norte paulista, litoral norte, Baixada Santista, Aparecida, São José dos Campos, Santa Rita do Passa Quatro, Piracicaba, entre várias outras.
O número de empresas operadoras no terminal também é bastante grande, oferecendo um enorme leque de opções para o passageiro. Além disso, há vários estabelecimentos para alimentação, leitura e compras diversas. No sanitário é possível tomar banho e ao lado, há o tradicional espaço para guardar bagagens.