Santiago lidera a eletromobilidade na América Latina com 2.550 ônibus elétricos e 68% da frota com emissão zero até o fim de 2025

A capital do Chile está consolidando sua posição como referência mundial em transporte público sustentável. Santiago já conta com 2.550 ônibus elétricos em circulação e deve alcançar 68% da frota com emissão zero até o fim de 2025, superando todas as cidades fora da China nesse indicador.

O que revelou o relatório?

  • O sistema Red Movilidad é responsável por apenas 3,3% das emissões de CO₂ no transporte da cidade;
  • Carros e motocicletas respondem por 90% das emissões;
  • Desde a introdução da eletromobilidade, houve:
    • Redução de 80% nas emissões de material particulado (PM2,5);
    • Economia de 60 milhões de litros de diesel entre 2018 e 2023;
    • Redução de até 44% do ruído em grandes vias, como o eixo da Alameda.

Eletromobilidade em expansão

  • Santiago possui hoje a maior frota de ônibus elétricos fora da China, atrás apenas de Pequim e Shenzhen;
  • Em 2025, serão 4.406 ônibus elétricos em operação, cobrindo 68% da frota do sistema Red Movilidad;
  • O avanço conta com apoio de uma política pública de Estado mantida por três governos consecutivos, segundo a DTPM.

Impacto ambiental e social

  • A eletromobilidade tem papel central na meta do Chile de alcançar a neutralidade de carbono até 2050;
  • A substituição de ônibus a diesel por elétricos representa uma melhoria significativa na qualidade do ar e na redução do ruído urbano, beneficiando diretamente a saúde e o bem-estar da população;
  • Os ganhos ambientais são comparáveis à retirada de 2.900 fogões a lenha em funcionamento contínuo.

Seminário discute impactos

Os dados completos do “Primeiro Relatório de Eletromobilidade: Santiago do Chile, 2024” serão apresentados no Seminário de Eletromobilidade 2025, que acontece nesta quarta-feira (23), com transmissão pelo canal da Red Movilidad no YouTube. O evento abordará os impactos econômicos, ambientais e sociais da adoção em massa dos ônibus elétricos.

A experiência chilena reforça o papel estratégico da eletromobilidade no transporte público como caminho para um futuro urbano mais limpo e eficiente em toda a América Latina.