Santiago, no Chile, amplia frota elétrica com chegada de 300 novos ônibus importados da China

A capital do Chile deu mais um passo rumo à mobilidade sustentável com a chegada de 300 novos ônibus elétricos ao Porto de San Antonio. Os veículos, da fabricante chinesa Zhongtong, fazem parte de um lote de 1.800 unidades que serão incorporadas ainda em 2025 ao sistema Red Movilidad, consolidando Santiago como referência global em transporte público limpo.

O que muda no transporte da capital chilena

  • Os 300 ônibus são os primeiros do lote de 1.800 veículos elétricos previstos para este ano.
  • A frota atual já conta com 2.555 ônibus elétricos.
  • Até o fim de 2025, 68% da frota será composta por veículos com emissão zero.
  • Os modelos contam com ar-condicionado, Wi-Fi, câmeras de segurança, carregadores USB e sensores de ponto cego, garantindo conforto e segurança aos passageiros.

Regiões atendidas

As primeiras unidades serão direcionadas para os serviços das unidades operacionais 16, 17 e 18, que atendem quase 20 comunas da capital chilena. Entre os bairros beneficiados estão:

  • Santiago, La Florida, San Miguel, Recoleta, Macul, Puente Alto, La Pintana, San Bernardo, Las Condes, Vitacura, Huechuraba, entre outros.

Benefícios ambientais e operacionais

A renovação da frota tem impacto direto na qualidade de vida dos moradores:

  • Os ônibus elétricos da Red Movilidad representam apenas 3,3% das emissões de CO₂ do setor de transportes na cidade.
  • Houve redução de até 44% nos níveis de ruído em eixos urbanos importantes como Alameda e Santa Rosa, comparado a 2019.
  • Estima-se que 3,5 milhões de pessoas sejam beneficiadas com os novos veículos.

Nova licitação e expansão do sistema

A ampliação da frota é parte de uma licitação realizada em novembro de 2024, que incluiu 30% do sistema Red Movilidad. O processo trouxe duas novas operadoras: Gran América e Consorcio Conecta. A iniciativa também contou com participação popular para entender e atender as necessidades reais de mobilidade nas comunas da Região Metropolitana.

Com a chegada dos novos ônibus, Santiago consolida sua liderança fora da China na adoção de transporte público elétrico e reforça seu compromisso com uma mobilidade urbana mais eficiente, segura e ambientalmente responsável.