A cidade de Santiago, capital chilena, recebeu as 10 primeiras unidades do ônibus elétrico da BYD com dois andares. Os coletivos foram projetados especialmente para circular no Chile.
As 10 unidades possuem chassis B12C01 e forma projetados para terem mais autonomia. Com 12,128 metros de comprimenro e 4,170 metros e altura em um peso total aproximado de 16,5 toneladas, os novos ônibus têm capacidade para transportar até 100 passageiros nos dois andares, sendo 10 deles sentados.
Os novos veículos também são dotados de ar condicionado, entradas USB e internet wi-fi. As baterias dos novos ônibus podem ser carregadas em até duas horas, permitindo uma autonomia total de 280 km, de acordo com a Byd.
O processo de eletrificação da frota de ônibus de Santiago começou no ano de 2017 com dois veículos. Já no ano seguinte a cidade contava com mais 100 coletivos elétricos e 2023 deverá fechar com pelo menos 2000 ônibus totalmente elétricos, o que representa 30% da frota total da cidade.
Uma rede de alianças fechadas com a Byd possibilitou a rápida eletrificação do transporte chileno. Os novos ônibus de dois andares deverão começar a operar em breve.
Da Redação InterBuss.
Leia também: Joinville não terá mais ônibus na cor amarela; População vai escolher nova pintura