São Paulo/SP: LOA 2026 prevê R$ 9,94 bilhões para transporte urbano com foco em eletrificação e inclusão social

A Prefeitura de São Paulo/SP prevê destinar R$ 9,94 bilhões em investimentos intersetoriais para o transporte urbano no ano de 2026, conforme consta no Projeto de Lei (PL) 1169/2025 (Lei Orçamentária Anual – LOA). O planejamento, coordenado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte, tem como pilares a sustentabilidade, modernização e inclusão social.

Destaques e Investimentos em Sustentabilidade

O principal destaque do orçamento é o investimento maciço na transição energética da frota de ônibus:

  • Eletrificação da Frota: Serão destinados R$ 2,27 bilhões para acelerar a substituição dos veículos a diesel por modelos movidos a energia limpa, em linha com os compromissos de descarbonização do município.
  • Combustível Alternativo: A estratégia também inclui o uso progressivo de biometano como combustível alternativo para reduzir as emissões e os custos operacionais.
  • Novos Modais: A modernização do sistema de transporte coletivo prevê a inclusão de novos modais, como o hidroviário e o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), visando ampliar a oferta e desafogar os corredores terrestres.

Infraestrutura e Malha Viária

O plano contempla a expansão e melhoria da infraestrutura de transporte:

  • Corredores de Ônibus: Serão investidos R$ 144 milhões na expansão da infraestrutura viária e dos corredores exclusivos de ônibus.
  • BRT Aricanduva: O BRT Aricanduva, no extremo leste, receberá R$ 414 milhões em recursos, com o objetivo de ampliar a capacidade operacional e reduzir o tempo de deslocamento.
  • Terminais: Há a previsão de R$ 77 milhões para a construção de novos terminais.
  • Malha Cicloviária: A expansão e requalificação da malha cicloviária receberão R$ 205,9 milhões em 2026, fortalecendo a bicicleta como modal seguro e acessível e integrando-a ao transporte coletivo.

Inclusão Social e Operação

A maior fatia do orçamento é destinada à manutenção de políticas de acesso universal e à operação do sistema:

  • Compensação Tarifária (Subsídios): R$ 6,22 bilhões serão destinados à compensação tarifária do sistema de ônibus, cobrindo gratuidades e subsídios sociais. Esse valor garante políticas como a Tarifa Zero aos domingos e a ampliação do acesso gratuito a grupos específicos durante a semana.
  • Engenharia de Tráfego: Cerca de R$ 1,4 bilhão será destinado a serviços de engenharia de tráfego, que englobam fiscalização, sinalização, educação e segurança viária.
  • Outras Ações: O projeto prevê a modernização semafórica e da sinalização viária, a expansão do Programa Faixa Azul (para segurança de motociclistas) e verba para ações educativas no trânsito.

O orçamento total estimado para São Paulo em 2026 é de R$ 135,4 bilhões, um aumento de 7,79% em relação ao ano anterior. Os valores detalhados no PL 1169/2025 ainda podem sofrer alterações durante sua tramitação na Câmara Municipal.