A Prefeitura de São Vicente/SP inicia, a partir deste domingo, 2 de novembro, a integração entre os ônibus municipais da empresa SOU São Vicente e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A medida permite que os moradores da cidade e da Baixada Santista se locomovam entre os dois modais de transporte pagando apenas uma única tarifa.
Para realizar a integração, os usuários devem utilizar o cartão BR Card no período de até 60 minutos entre as linhas. O valor da passagem, que combina as duas locomoções (ônibus municipal e VLT), será de R$ 5,75. É importante notar que a medida não contempla os ônibus intermunicipais.
A administração municipal afirmou que o processo de integração, que vinha sendo discutido há anos, foi retomado e oficializado após a contratação da nova concessionária, a SOU São Vicente, já que a antiga não atendia aos requisitos necessários.
O município comunicou que a integração é um avanço para o transporte público da cidade, facilitando o deslocamento e ampliando o acesso entre bairros. Além de gerar impacto imediato no dia a dia do cidadão, a medida possibilitará um estudo de ajuste das linhas de ônibus, uma vez que o transporte municipal estará integrado ao eixo do VLT.
Paralelamente, a prefeitura destacou que a iniciativa soma-se a outras ações de modernização da mobilidade, como o projeto de extensão do VLT à Área Continental. A extensão prevê a construção das estações Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e Terminal Samaritá, totalizando 7,5 km de linha ferroviária adicionais, o que deve beneficiar mais de 150 mil pessoas.



