SP reforça segurança em corredores e terminais de ônibus após casos de vandalismo

A Polícia Militar deflagrou nesta quinta-feira (3) uma operação especial para reforçar a segurança nos corredores, terminais e garagens de ônibus em todo o estado de São Paulo. A medida busca conter os recentes episódios de vandalismo contra o transporte coletivo, registrados nos últimos dias.

O que está sendo feito?

  • Ações preventivas e repressivas da Polícia Militar em todo o estado
  • Presença de viaturas e policiais em pontos estratégicos
  • Apoio de unidades especializadas como a Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas)
  • Operação segue até 31 de julho

Segundo a Polícia Militar, o plano foi estruturado com base em mapeamento e análise criminal dos locais com maior incidência de ocorrências. “Alocamos os recursos operacionais para atuar tanto na prevenção quanto na repressão imediata”, explicou o coronel Carlos Henrique Lucena, coordenador operacional da PM.

Investigação também avança

Além da operação ostensiva da PM, a Polícia Civil — por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) — segue investigando os casos de depredação. A Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber) está envolvida no monitoramento de possíveis articulações criminosas em plataformas digitais.

Apoio do setor de transporte

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) mantém diálogo com as empresas de transporte coletivo para alinhar estratégias de enfrentamento aos ataques e garantir a normalidade nos serviços prestados à população.

As ações buscam garantir mais segurança para passageiros, operadores e motoristas, além de evitar interrupções no sistema de transporte.