A nova tarifa de trens e metrô em São Paulo entrou em vigor nesta segunda-feira, 6 de janeiro de 2025, com um reajuste para R$ 5,20, representando um aumento de R$ 0,20 em relação ao valor que estava em vigor desde o início de 2024. A medida foi anunciada pelo governo estadual em 26 de dezembro.
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos justificou o aumento com base na necessidade de garantir a sustentabilidade do sistema de transporte público e no compromisso de manter a modicidade tarifária. O reajuste de 4% sobre a tarifa vigente está abaixo da inflação prevista para 2024, que é de 5,09%. Segundo o secretário Manoel Marcos Botelho, a proposta visa diminuir os aportes públicos do Governo do Estado de São Paulo (GESP) às empresas de transporte público, equilibrando as finanças do sistema.
O aumento foi implementado para assegurar a viabilidade financeira dos serviços de transporte público, mantendo o custo abaixo da inflação e evitando sobrecarga nas finanças estaduais. O novo valor reflete a preocupação com a manutenção e qualidade do serviço, ao mesmo tempo em que busca garantir o equilíbrio econômico do sistema.