A Secretaria de Estado dos Transportes do Piauí (Setrans) finalizou a construção da nova Estação Itararé e os dois primeiros quilômetros da linha duplicada do Metrô de Teresina. As intervenções fazem parte do maior investimento em mobilidade urbana da história da capital e integram a primeira etapa do projeto de revitalização do sistema ferroviário urbano.
O que está sendo feito
- Estação Itararé foi totalmente modernizada e já está pronta para uso
- Dois quilômetros de nova linha férrea foram finalizados
- Estão previstos R$ 193 milhões em investimentos nesta fase da obra
- Linha férrea será duplicada ao longo de 13,5 km
- Quatro estações passarão por reforma: Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé
- Novo Centro de Controle de Operações (CCO) será construído
Como será o novo sistema
A duplicação da linha férrea permitirá a circulação simultânea de dois trens em sentidos opostos, o que deve reduzir o tempo de espera nas estações e aumentar a frequência das viagens. A modernização inclui a instalação de trilhos soldados por aluminotermia e dormentes distendidos, que garantem maior estabilidade e segurança na operação.
O projeto também contempla a construção de um novo CCO, responsável pelo monitoramento em tempo real dos trens em operação, além da reforma da oficina de manutenção. As obras contam com recursos federais, repassados via convênio entre a Setrans e o Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal.
Impacto para os usuários
Com a modernização, o sistema ferroviário de Teresina deverá se tornar mais rápido, seguro e eficiente. A nova Estação Itararé foi projetada com foco em ventilação natural e conforto para os passageiros. A expectativa é de que, até 2026, a duplicação da linha e a modernização das estações estejam concluídas, beneficiando milhares de pessoas que dependem do transporte público na capital piauiense.