O transporte coletivo urbano de Colombo/PR deixará de ser administrado pelo Governo do Estado e passará para a gestão da Prefeitura. A mudança será conduzida de forma planejada pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP), em processo que prevê a definição de novas regras e licitações para o sistema.
O município indicará um representante para participar do grupo que vai elaborar o Termo de Referência. O documento servirá de base técnica para orientar o futuro edital de concessão do transporte coletivo urbano.
Paralelamente, o Conselho de Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Curitiba (CTC/RMC) abriu inscrições para entidades da sociedade civil com atuação em mobilidade urbana. O Edital de Chamamento Público nº 01/2025 prevê que cada instituição possa indicar um representante para integrar o Conselho. As inscrições já estão abertas no site da AMEP: https://www.amep.pr.gov.br/Pagina/Conselho-do-Transporte-Coletivo.
A Prefeitura informou que a participação de Colombo nesses fóruns de discussão será fundamental para definir diretrizes e buscar soluções conjuntas que garantam eficiência e integração ao sistema metropolitano.