reprodução

Transporte escolar feito em jumentos terá substituição por ônibus adequado no Maranhão

Em um povoado do interior do Maranhão, as crianças de uma escola local são transportadas em jumentos. O fato ganhou conhecimento depois de flagrantes feitos em maio deste ano.

Por conta disso, o prefeito da cidade de São Vicente Férrer, Adriano de Freitas, foi pressionado a regularizar o transporte escolar.

Por força do Ministério Público, que interveio e verificou a situação, houve a confirmação das irregularidades no transporte.

Além disso, os alunos estavam sem os uniformes por medo de se sujarem no percurso, até porque as vias estavam em muito mau estado.

O promotor local conduziu uma reunião em 27 de julho para discutir o problema. No encontro, que teve representantes da prefeitura, além do prefeito, acertou-se fazer obras de recuperação do viário ou a disponibilização de um veículo adequado.

O veículo necessário para a região é um ônibus 4×4. No dia 4/08, foi assinado um Termo de Ajuste de Conduta em que está prevista a reparação da via até o dia 30 de novembro, aterro para barragem, compactação de piçarra e outras intervenções, para que um micro-ônibus possa transitar pelo local.

Uma vez por ano a prefeitura local deverá fazer manutenção da via, sempre em agosto, e em caso de chuvas, um veículo 4×4 deverá ser usado para o transporte dos alunos.

O transporte em animais está totalmente vetado. Parte do prometido já foi verificado e confirmado pelo Ministério Público maranhense.

Da Redação InterBuss.
Leia também:
Prefeitura de Macapá abre chamada pública para novas empresas de ônibus urbano