Transporte público em Caraguatatuba tem melhorias depois de concessão

A nova concessão do transporte coletivo em Caraguatatuba completou 45 dias de operação com novas linhas e seis ônibus 0km. No período entre 1º de junho e 12 de julho foram transportados 538.732 passageiros no município.

Destaque para criação de novas linhas e ampliação de outras. A Linha 406 (Jaraguazinho via Hospital Regional), por exemplo, foi implantada em 1º de junho e atende desde o bairro Jaraguazinho, passando inclusive pela Secretaria de Saúde e seguindo até o Hospital Regional.

A linha tem horário a cada 40 minutos e opera com 38 viagens por dia, das 6h à 0h20, todos os dias da semana, e serve de reforço para o percurso entre o Jaraguazinho até o bairro Pontal Santamarina, passando por supermercados, escolas, Poupatempo, facilitando a interligação dos usuários dessas imediações. Todas as linhas do sistema de transporte municipal podem integrar nessa linha, ampliando o serviço ao usuário. Durante o período, cerca de 2.150 passageiros utilizaram a rota.

Já a Linha 112 (Golfinhos) atende uma área do bairro Golfinhos que ainda não estava no quadro de itinerários e também servirá de reforço para os horários das linhas já existentes e que atendem os bairros Golfinho, Morro do Algodão e Pontal Santamarina. Foram aumentadas 20 viagens nesse quadro de horários, operando diariamente das 4h40 às 23h, diariamente.

Essa linha atenderá ainda o Condomínio Residencial e a UBS do Golfinhos, passando também pelo Colégio Adventista e pelo Terminal Rodoviário. O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) e as imediações do Camaroeiro e bairro Sumaré também farão parte do itinerário da linha. Já passaram pela rota no período cerca de 5,6 mil passageiros.

A Linha 1010 (Rio Claro/CDP) passou a operar diariamente com seis viagens (6h, 11h e 15h saindo do Centro; e 7h, 12h e 16h saindo do bairro). A linha também está servindo de reforço nas linhas da Região Sul da cidade, passando pelo CIDE Sul, UPA Sul, Residencial Nova Caraguá I e segue até o CDP e bairro Poço da Anta, tanto no sentido bairro como no sentido Centro. No período, mais de 7,3 mil passageiros utilizaram a rota.

Já a Linha 401 (Rio do Ouro via Cantagalo) teve o quadro de horários ampliado diariamente no período noturno. Os horários para o bairro Cantagalo também foram estendidos aos finais de semana e feriados. Antes o bairro só era atendido nos dias úteis. São 28 horários operando durante os dias úteis/sábados e 16 aos domingos, das 6h30 as 21h30. Utilizaram o itinerário cerca de 8,1 mil passageiros.

Os horários estão disponíveis no site da Prefeitura através do link https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de-mobilidade-protecao/horario-dos-onibus/

Cartões novos

De acordo com o relatório da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, desde a entrada em vigor da nova concessão em 1º de junho, mais de 2 mil novos cartões foram expedidos.

O usuário do serviço pode solicitar a primeira via do seu cartão, sem custo adicional, através do link https://fenixfacil.com.br/caraguatatuba/ e retirar junto ao guichê localizado no terminal rodoviário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

As recargas podem ser feitas junto ao guichê na Banca do Léo (localizada na Praça Candido Mota) ou ainda através do WhatsApp (11) 99909-0688. Nos próximos 60 dias serão divulgados os novos pontos de venda e recargas.

Com o novo modelo de integração, onde o usuário embarca na segunda linha gratuitamente num intervalo de 90 minutos, constatou-se um aumento no número de pessoas utilizando esse serviço.

Antes, o número de integração era de 2.900 e no primeiro mês da concessão esse numero passou a ser de 4.947. Vale ressaltar que a integração sem o pagamento da segunda tarifa somente será possível através do uso do cartão eletrônico e é válida para as linhas que não caracterizem retorno do percurso.

Cittamobi

O novo sistema municipal de transporte está disponível no aplicativo Cittamobi, onde é possível o acesso às linhas e seus quadros de horários, pontos de embarque possibilitando que o usuário acesse em tempo real a localização da linha que pretenda utilizar e o tempo que o ônibus chegará no ponto em que estiver aguardando.

O Cittamobi está sendo aprimorado e num prazo de até 30 dias o mesmo deverá apresentar as alterações solicitadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão para que o usuário possa ter informações mais precisas.

O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS, conforme links https://static.cittamobi.com.br/app/cittamobi?utm=appshare&ct=appshare&utm_source=android e https://itunes.apple.com/br/app/cittamobi/id875544889?mt=8

PMV

O contrato prevê a instalação de Painéis de Mensagens Variáveis – PMV, sendo que os primeiros serão instalados nos próximos 30 dias nos pontos de ônibus com maior concentração de passageiros.

Através dos PMV os usuários do serviço de transporte coletivo poderão acompanhar os horários e até mesmo o tempo que sua linha chegará no ponto de espera.

Fiscalização

A equipe do Setor de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão fiscaliza diariamente os serviços oferecidos, a situação dos ônibus, bem como o cumprimento de horários nas linhas estabelecidas.

Todos os ônibus dispõem de GPS, o que possibilita que a operação seja acompanhada e fiscalizada em tempo real pelos agentes de transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão.

Para o mês são programadas 15.903 viagens, contabilizados todos os quadros de horários. Hoje a taxa de cumprimento das viagens é de 99,74%.

A Prefeitura de Caraguatatuba disponibiliza o canal de atendimento ao usuário através do telefone 0800.778.8080 para o esclarecimento e dúvidas.

As reclamações, sugestões e elogios devem ser registrados junto ao canal oficial da Prefeitura 156 (app, site ou telefone).

As informações são da Prefeitura de Caraguatatuba.
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