A partir de 1º de março, ônibus, metrô, BRT e micro-ônibus do transporte público do Distrito Federal terão acesso gratuito para a população aos domingos e feriados. A medida busca incentivar a mobilidade, fortalecer o comércio e fomentar o turismo na região.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) divulgará nos próximos dias as regras para a gratuidade. Segundo a pasta, a arrecadação com as passagens nesses dias chega a R$ 30 milhões por ano, valor que o governo deixará de receber, mas que poderá ser compensado pelo aumento da movimentação econômica.
Para garantir um atendimento eficiente, o sistema de transporte público está preparado para absorver a demanda extra. A Semob prevê ajustes nos horários das linhas mais procuradas, caso necessário. Em experiências similares, como em São Paulo, o fluxo de passageiros aos domingos cresceu cerca de 30%.