A Prefeitura de Uberlândia iniciou testes com três ônibus 100% elétricos que vão operar no sistema de transporte coletivo urbano da cidade. A proposta é analisar o desempenho dos veículos, além da eficiência energética e do conforto oferecido aos passageiros, como parte de um plano de avaliação para possível adoção dessa tecnologia no Sistema Integrado de Transporte (SIT).
O que está sendo testado?
- Tecnologia limpa e silenciosa: os ônibus elétricos não emitem poluentes e produzem menos ruído, proporcionando uma experiência mais sustentável e confortável.
- Fabricados pela BYD, Ankai e Marco Polo, os veículos foram cedidos pelas fabricantes para testes, sem custos ao município.
- O primeiro ônibus opera por três dias sem passageiros, em linha especial. Depois, todos os três veículos circularão com passageiros durante 30 dias.
Linhas em que os testes serão realizados
- I480 – Terminal Canaã / Terminal Planalto
- T140 – Terminal Planalto / Terminal Central
- T121 – Luizote / Terminal Umuarama
Após essa fase, os veículos serão testados também por outras concessionárias do sistema, como a São Miguel e a Autotrans, em novas rotas.
Parceria técnica e observação regional
A iniciativa envolve ainda a cooperação com outras cidades. Técnicos da Transcon, de Contagem/MG, realizaram uma visita a Uberlândia para conhecer o funcionamento do SIT e acompanhar o início da operação dos ônibus elétricos.
Avaliação completa
Durante os testes, a Prefeitura de Uberlândia fará um acompanhamento detalhado dos resultados operacionais e da percepção dos usuários, analisando a viabilidade da incorporação dos veículos elétricos à frota permanente.
A medida coloca Uberlândia no radar das cidades brasileiras que apostam na transição para uma mobilidade urbana mais sustentável, com menor impacto ambiental e melhorias diretas na qualidade do serviço prestado à população.