Dois acidentes envolvendo ônibus na capital do Paraná, com grande repercussão na imprensa local, acenderam um alerta na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Nesta quarta-feira (13), os vereadores aprovaram uma sugestão ao Executivo para que os motoristas do transporte coletivo tenham aumentada sua carga de treinamento e que essas aulas sejam revisadas pelos órgãos de controle, com foco na prevenção de acidentes. A sugestão foi apresentada pela vereadora Indiara Barbosa (Novo) e teve o apoio de membros da Comissão Especial do Transporte.
O caso mais recente foi a colisão de um biarticulado com um ônibus metropolitano, no sábado, dia 9, que deixou 40 pessoas feridas, das quais uma teve o pé amputado. Na semana anterior, um biarticulado se chocou contra a plataforma de embarque no Terminal do Boa Vista, com dois feridos. Indiara Barbosa apresentou dados obtidos da Urbs, que administra o transporte coletivo na cidade. “De 2014 a 2021, foram mais de 3,8 mil acidentes de trânsito com ônibus em Curitiba, com 1.517 feridos e 14 mortes. Nos últimos dois anos, quase 350 por ano, aproximadamente um acidente por dia. De quem é a responsabilidade no caso dos acidentes?”, perguntou a parlamentar.
Vereadores divergem sobre acidentes com ônibus em Curitiba
“São 700 mil passageiros transportados diariamente, para, às vezes, [acontecer] um acidente. Dentro desta lógica [de grandeza], com 700 mil passageiros por dia, o número de acidentes é quase insignificante”, rebateu Rodrigo Reis (União). Indiara Barbosa retrucou dizendo que “[um acidente por dia] não é insignificante, porque a Prefeitura disse aqui na Câmara que tem o objetivo da morte zero no trânsito.” “Se a gente enche a cidade de radares para os carros, o que está sendo feito para conscientizar os motoristas de ônibus, vamos ter que por radares nas canaletas? Uma vida importa, não pode dizer que é insignificante, não”, defendeu a autora da sugestão ao Executivo.
“Quando a gente pensa no número frio e compara tantas viagens com os acidentes ocorridos, o número frio pode parecer uma estatística desprezível, mas quando se pensa nas pessoas impactadas pelo acidente, participar dessa estatística é algo muito triste. O número frio da estatística não mostra a realidade, logo a meta de acidentes de trânsito tem que ser zero”, disse, por último, Professor Euler (MDB). A sugestão está disponível no Sistema de Proposições Legislativas (SPL), com o código 205.00352.2023. No SPL, também é possível ver a resposta da Urbs ao pedido de informações sobre acidentes de trânsito envolvendo ônibus em Curitiba (062.00452.2022).
As informações são da Câmara de Curitiba.
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