A prefeitura de Vila Velha/ES e o Ministério das Cidades firmaram o termo de compromisso para o projeto do corredor de ônibus que conectará a Terceira Ponte ao corredor da Avenida Carlos Lindenberg. O investimento de mais de R$ 143 milhões será integralmente financiado pelo Orçamento Geral da União (OGU), sem a necessidade de contrapartida financeira do município.
O projeto, parte da iniciativa desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, foi selecionado no programa Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável – Mobilidade Grandes e Médias Cidades, coordenado pelo Ministério das Cidades. Vila Velha foi a única cidade do Espírito Santo a ser contemplada com os recursos.
O corredor exclusivo para ônibus terá 7,5 quilômetros de extensão, conectando o Terminal de Vila Velha à Avenida Carlos Lindenberg, com o objetivo de melhorar a eficiência do transporte público e beneficiar milhares de passageiros diariamente. Além disso, será construída uma ciclovia de 3 km ligando o Terminal de Vila Velha ao Terminal Aquaviário da Prainha, com calçadas para pedestres, promovendo um transporte ativo e seguro.
O projeto também inclui a instalação de passarelas nos pontos de maior movimentação, garantindo travessias seguras e acessibilidade, além da construção de estações de passageiros, abrigos, sistemas de sinalização e uma Central de Controle Operacional para assegurar a eficiência e segurança do sistema.
Com essa nova estrutura, espera-se atender uma demanda de 62 mil passageiros por dia, promovendo a integração entre os ônibus municipais, metropolitanos, ciclovias e o transporte aquaviário.
A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Adriana Miguel Peixoto, afirmou que a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, em parceria com a Secretaria de Planejamento, se empenhou para cumprir os requisitos necessários para a formalização do termo de compromisso e agora trabalha no planejamento de soluções para melhorar a fluidez do trânsito. O objetivo é priorizar o transporte coletivo, além de aumentar a segurança e a acessibilidade para pedestres e ciclistas.
As próximas etapas do projeto incluem a elaboração dos projetos executivos pelo município, a aprovação do Ministério das Cidades, o processo licitatório para a execução das obras e, finalmente, a autorização e execução das obras.