A Região Metropolitana de Vitória/ES está entre as 21 regiões do país que podem dobrar a extensão das redes de transporte público coletivo de média e alta capacidade (TPC-MAC) até 2054. A previsão faz parte do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), coordenado pelo Ministério das Cidades em parceria com o BNDES, e divulgado na 4ª edição do boletim informativo do programa.
O que aconteceu?
- Estudo federal propõe expansão de 2,5 mil km de transporte coletivo até 2054
- Região Metropolitana de Vitória está incluída entre as 21 áreas prioritárias
- Modais previstos incluem metrô, trens urbanos, BRT, VLT, monotrilho e corredores de ônibus
- Projeto está em fase inicial e ainda não foi detalhado para os governos estaduais
- Banco de projetos com estimativas técnicas será lançado nos próximos meses
Rede nacional em expansão
O plano do Governo Federal prevê 2.446 km de novas redes TPC-MAC nas principais regiões metropolitanas, com os seguintes modais:
- 323 km de metrôs
- 96 km de trens urbanos
- 1.930 km de BRTs, VLTs e monotrilhos
- 157 km de corredores de ônibus
A meta é ampliar a cobertura e qualidade do transporte público, criando redes integradas e multimodais que ofereçam mais eficiência, conforto e acessibilidade para a população.
Vitória está entre as regiões analisadas
Além da Região Metropolitana de Vitória, o estudo contempla Belém, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Luís, São Paulo e Teresina.
Essas localidades foram escolhidas com base em critérios como densidade populacional, demanda de mobilidade e potencial de integração regional. Os dados foram coletados a partir de reuniões com gestores estaduais e municipais promovidas pelo Ministério das Cidades em junho.
Governo do Estado não recebeu projeto
Durante evento público, o governador do Espírito Santo declarou que o plano ainda não foi formalmente encaminhado ao governo estadual. Segundo ele, “não tem projeto. Não tem nada”. A proposta está em fase preliminar de estruturação e será detalhada futuramente por meio de fichas técnicas de cada projeto.
Próximos passos do estudo
O ENMU prevê, para os próximos meses, a criação de um banco com cerca de 200 projetos estratégicos. Cada proposta terá uma ficha técnica com:
- Estimativas de investimento
- Custos e receitas previstas
- Benefícios operacionais e sociais
- Análises econômico-financeiras preliminares
O objetivo é orientar decisões públicas e viabilizar parcerias entre União, estados e municípios para novos investimentos em mobilidade urbana nas regiões metropolitanas.