A sueca Volvo estuda criar corredores elétricos para caminhões no Brasil. A marca já conta com 20 caminhões elétricos rodando no país. Ainda por meio da locação, os caminhões, todos modelos pesados FM Electric, estão atuando em operações industriais.
Em entrevista ao Estradão Estadão, o gerente comercial de caminhões da Volvo, Clovis Lopes, afirma que o cliente que está entrando no negócio de elétrico, tem uma rota pré-determinada cuja autonomia garante a viagem ida e volta. Ou conta com estações de carregamento nas bases.
“Ou seja, não há flexibilidade. E precisamos criar alternativas como postos onde o cliente possa abastecer no meio do caminho. Assim, pode até estender a operação. Quando o Brasil conseguir criar uma malha de carregadores isso vai fazer com que o mercado olhe para o caminhão elétrico de modo mais amplo”, dise.
Clóvis ainda avalia como preocupante a falta de infraestrutura de recarga no país. Sobretudo para veículos comerciais. “A eletrificação é um caminho sem volta. Obviamente a gente sabe que o mercado, tão logo, não será 30% de caminhão elétrico. Mas é preciso começar a trabalhar na questão do desenvolvimento da infraestrutura, pelo menos nas principais rotas, como São Paulo ao Rio de Janeiro, e Curitiba/PR a Porto Alegre/RS, por exemplo”.
A Volvo e o Governo Federal anunciaram o início do estudo de viabilidade de circulação de caminhões pesados elétricos no Brasil com 2 toneladas de capacidade adicionais no eixo dianteiro. Assim, compensar o peso das baterias. Os testes sinalizam uma tendência de aprovação.