O corredor BRT do Grande ABC está com as obras atrasadas e nem há previsão de entrega, apenas muita enrolação.
O projeto foi anunciado há quatro anos atrás pelo então governador João Doria, mas até agora só se vê obras abandonadas, terminais incompletos e muito desperdício de dinheiro público.
O BRT foi apresentado como uma alternativa à linha 18 do metrô, que ia circular pela região, mas por enquanto só se vê muita poeira e obras inacabadas.
O atual governador Tarcísio de Freitas atualizou o valor da obra para quase R$ 1 bilhão e estabeleceu novo prazo para finalização de tudo, que é mais uma vez 24 meses.
Curiosamente o modal foi trocado de ferroviário para rodoviário na mesma ocasião em que as linhas metropolitanas da região foram concessionadas à empresa Next, sem qualquer licitação.
O consórcio VEM ABC, que deveria construiur a linha 18 do metrô, que seria no tipo monotrilho, ficou cinco anos esperando o Governo do Estado cumprir sua parte no acordo da obra, o que não aconteceu e ainda teve o contrato cancelado.
O metrô, obviamente, seria muito mais rápido e com mais capacidade. Agora, a Next poderá colocar seus ônibus para rodar nesse corredor, se um dia ficar pronto, e levará pelo menos o dobro do tempo no transporte dos passageiros, e com metade da capacidade.
Da Redação InterBuss.
Leia também: Passageiro processa viação cujo motorista o ofendeu no ponto de ônibus