A prefeitura de Porto Alegre/RS pode analisar um possível reajuste na tarifa de ônibus em 2025, conforme anunciado em uma cerimônia recente. De acordo com informações publicadas pelo Zero Hora, a administração municipal enfrenta quedas de receitas em 2024, o que pode afetar os investimentos em mobilidade urbana.
O prefeito, Sebastião Melo, disse que, nas próximas semanas, será discutida a comprovação de vulnerabilidade socioeconômica para validar a isenção da passagem para pessoas com mais de 65 anos. Além disso, o possível reajuste da tarifa de ônibus será um dos temas debatidos. Melo afirmou que, em janeiro de 2025, se pronunciará sobre o assunto, mas que as decisões dependerão do orçamento disponível. Ele mencionou, conforme a publicação que, devido a essas dificuldades financeiras, será necessário avaliar o valor a ser destinado ao sistema de transporte.
Atualmente, a tarifa de ônibus em Porto Alegre é de R$ 4,80, valor que não sofre alterações desde 2021, quando ocorreu o último aumento.